Atitude & Saúde

Inverno x Atividade Física : 7 dicas para a prática correta

  • por em 26 de junho de 2020

Crédito: Pixabay

É muito comum as pessoas ficarem mais preguiçosas durante os dias mais frios, situação esta que pode ser agravada durante o período de pandemia provocada pelo novo coronavírus.

A atividade física, principalmente as que exigem e geram adaptações no sistema aeróbico, melhoram o sistema imunológico e aumentam a capacidade de resistência do organismo.

Provocam melhorias em todo sistema cardiorrespiratório contribuindo para redução de várias doenças e trazem uma sensação de prazer e bem estar muito importante para a saúde mental.

No entanto, precisamos de alguns cuidados a mais durante a estação mais fria do ano, além claro, dos protocolos exigidos pelo sistema de saúde e órgãos competentes.

Seguem 7 dicas importantes para todos os praticantes:

1.Preparação ou aquecimento

Faça uma boa preparação ou aquecimento, uma corrida leve ou caminhada e movimentos de braços e pernas.

Exercícios menos intensos no início da atividade são necessários para preparar o organismo para esforços maiores, iniciam o processo de aumento gradual da frequência cardíaca, movimentam as articulações e ativam todos os músculos que serão exigidos durante a atividade.

2.Roupas adequadas

A escolha de uma roupa adequada é fundamental .

SCA Sport é uma empresa especializada em produtos para atividades físicas, com uma tecnologia de ponta na utilização de tecidos adequados para as modalidades e para as estações, principalmente no inverno. Nossos uniformes são totalmente desenvolvidos para atender as suas necessidades e proporcionar uma prática totalmente saudável.

3.Faça atividades físicas orientadas por um profissional da área

Educadores físicos são os profissionais mais capacitados para elaborar um treino perfeito e mesmo em grupo ou equipes proporcionarão uma intensidade individualizada, para evitar os excessos e trazer desconfortos desnecessários.

4.Evite lugares com muita poluição

Nesse período a umidade relativa do ar é baixa e traz desconfortos para muitas pessoas, por isso escolha lugares mais arejados ou até mesmo próximos à natureza para a sua atividade ficar ainda mais prazerosa.

5.Continue tomando bastante água

Na estação de inverno é comum diminuirmos a ingestão de água, mas esse é um erro principalmente para quem prática atividades físicas. A água continua sendo o melhor combustível para todos os praticantes.

6.Troque de roupa

Logo após a atividade física é importante retirar as roupas usadas durante o treino e tomar um bom banho, a sensação de prazer e dever cumprido é magnífica.

7.Regularidade

Para atingir resultados satisfatórios, as atividades físicas devem ter uma frequência igual ou superior a 3 sessões semanais e com um gasto calórico de pelo menos 300 calorias por sessão.

Um grande abraço!

Jurandy Gama Filho – Prof.  Ms na UFMG – Mentor Empresarial

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.