Atitude & Saúde

Princípios do Condicionamento Físico

Fonte: Pixabay

Muito se fala em prática de atividade física não é mesmo?

Mas, mais do que a prática da atividade física, é importante o treinamento físico. Treinar significa ir além da nossa zona de conforto.

Confira alguns princípios para o alcance do tão o sonhado condicionamento:

– Continuidadepausas no treinamento de apenas 3 ou 4 dias regridem os ganhos adquiridos.

– Aumento da carga – Deve ser verificado se ocorre uma adaptação do corpo às demandas físicas que estão sendo oferecidas. Nesse caso, é necessário o aumento da carga. Em exercícios como corrida ou caminhada, por exemplo, primeiro deve-se aumentar a metragem do treino para depois aumentar a velocidade.

– Individualidade Biológica – O princípio que consideramos mais importante é a individualidade biológica. Pessoas diferentes respondem de forma diferente durante um programa de treinamento. Assim, um professor de Educação Física deve fazer um programa de condicionamento físico individual.

– Acompanhamento Profissional – Treino baixado da Internet terá validade para alguns. Uma avaliação, prescrição e acompanhamento do treino por um profissional é essencial para um bom programa de condicionamento físico.

Certo é, que uma caminhada diária como prática de atividade física é quase sempre salutar, e já é um ótimo começo para quem é sedentário. Uma pessoa condicionada fisicamente realiza mais trabalho e assim consome mais energia, reduzindo os níveis de gordura e glicose circulante no sangue, resultando em mais saúde e qualidade de vida.

João Carlos Dias – PhD em Fisiologia do Exercício

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.