Atitude & Saúde

Planejar para…

  • por em 3 de dezembro de 2020

Crédito: Pixabay

Estou tendo uma oportunidade muito legal na empresa que estou atuando, a CSA Sport, empresa especializada em confecção de material esportivo, que tem como principal valor a qualidade dos seus produtos e a satisfação do cliente em usá-los. Para isso, trabalhamos com pesquisas para constante melhoria nos processos e produtos.

Você pode estar perguntando, mas o que tem haver isso com atitude e saúde?

Tem tudo, pois para realizarmos processos de melhoria contínua, temos que utilizar tecnologia de ponta e com embasamento científico para atingirmos os nossos resultados.

Gostaria então de compartilhar com vocês, uma metodologia que pode ser aplicada tanto em projetos profissionais quanto pessoais: a metodologia A3, agregado ao Kaizen e 5W2H;

Segundo a Engenheira Tiana Leal Vicente do SENAI de Contagem, “ O pensamento A3 é um sistema de gestão que proporciona o desenvolvimento de suas capacidades de resolução de problemas por meio do método científico.” A principal ferramenta desse pensamento é o relatório A3, assim chamado porque é escrito em um papel de tamanho A3.

Veja o passo-a-passo:

  1. Estabeleça seu tema principal, ele pode ser ALCANÇAR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL, ou REDUZIR MEU PESO CORPORAL, ou ainda CORRER A VOLTA DA PAMPULHA;
  2. Defina as razões para você realizar esse projeto e atingir o tema proposto;
  3. Descreva sem camuflagem ou boicotes a situação atual.
  4. Defina a sua meta, com objetivos, prazos e valores, mas procure nessa fase estudar a lacuna entre a situação atual e proposta, não estabeleça índices ou performances absurdas, o importante é alcançar o resultado proposto.
  5. Analise e pontue o que pode impedir você de atingir a suas metas;
  6. Questione os cinco porquês para não atingir a meta até que apareça a causa raiz, ou seja o verdadeiro motivo que pode travar o seu sucesso.
  7. Elabore as contramedidas, ou seja, qual é o padrão pretendido, como deveria funcionar para atingir o que está propondo?
  8. Apresente pelo menos duas soluções para cada causa raiz encontrada, ou seja, defina o que fazer para realmente superar essa situação?
  9. Estabeleça para você uma forma muito robusta e correta, de preferência estatística de verificação e acompanhamento periódico da situação que está o seu propósito;

Corrija, mude, reinvente todas as vezes que não evoluir para o alcance da meta proposta, lembre-se que é insano fazer as mesmas coisas e esperar resultados diferentes.

Final de ano chegando e, tradicionalmente um ótimo momento para reflexão e estabelecimento de novos objetivos.

Vamos juntos?

Um grande abraço,

Jurandy Gama – Prof. EEFFTO/UFMG – Gestor na CSA Sport

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários