Atitude & Saúde

Gestão de negócios na área de saúde e qualidade de vida

  • por em 26 de março de 2020

Ao andar pela rua você já percebeu o número enorme de Clínicas de estética, academias, estúdios de pilates, personal trainer, centros odontológicos etc.?

Motivados pela estética, vaidade, processo de envelhecimento, saúde e bem estar, ou até mesmo por obrigação da consciência, a população tem se preocupado cada vez mais com essa temática, gerando um perfil extremamente eclético de clientes para os empresários do ramo.

Esse fato estimula cada vez mais os profissionais da área de saúde e qualidade de vida a se tornarem novos empreendedores, porém muitos não desenvolvem a competência para se tornarem empresários, e acabam fechando as portas do empreendimento por falta de resultados e planejamento.

Você se preparou para ser um empresário?

Tenho realizado inúmeras mentorias( desenvolvimento e aprendizagem de carreiras), em clinicas de saúde, e é preciso conversar sobre a importância do acesso ao conhecimento para se tornar um empresário de sucesso.

Enquanto o empreendedor é caracterizado por sua criatividade e visão diferenciada, o empresário é aquele que sabe gerenciar e guiar o negócio. De acordo com o Sebrae, para ser empresário, é preciso exercer uma atividade econômica e ser dono de uma empresa, mas para ser empreendedor isso não é necessário.

Assim, é necessário que aqueles que queiram ter o seu próprio negócio possuam, além da competência específica da sua área, um olhar mais estratégico na gestão do negócio:

A análise dos dados levantados, a definição de objetivos para atendimento do nível de satisfação do cliente, a escolha dos melhores métodos e procedimentos e, fundamentalmente, o constante acompanhamento dos resultados, usando indicadores sólidos que realmente reflitam as evoluções ou não do trabalho realizado.

4 PONTOS FUNDAMENTAIS PARA O SUCESSO NOS NEGÓCIOS

Para alcançar o sucesso no seu negócio, apenas a análise de dados não basta. É preciso investir na formação de empresário e elaborar um excelente plano de negócio, e digo excelente, porque os bons estão sendo atropelados pelas empresas que fazem questão de ser excelentes no mercado.

Portanto, vamos a 09 pontos fundamentais para a sua implantação ou desenvolvimento empresarial:

CONHECER O MERCADO

Faça uma análise profunda do mercado de trabalho; Estude os seus concorrentes e de preferência estabeleça um como sua referência (espelho), escolha bem a sua localização, exigências legais e específicas, elenque os seus produtos e serviços, defina o seu público alvo;

Dica

Na área da saúde o cenário pode ser descrito como:

Oportunidades – Mercado em contínuo crescimento, busca por qualidade de vida e novas tecnologias;

Ameaças – Forte concorrência altamente especializada e treinada, informalidade dos empreendimentos, qualificação profissional precária.

ORGANIZAR

Qual a estrutura física do seu empreendimento? Recepção, sala de espera, salas para atendimentos, banheiros, estacionamento, escritório, almoxarifado.

Estrutura pessoal: quantos funcionários e principalmente qual o perfil dos mesmos;

Equipamentos, insumos e matéria prima, principais fornecedores, logística de recebimento, preços de mercado.

PLANEJAR

Análise de viabilidade com custos fixos e variáveis, custos diretos e indiretos, margem de contribuição, pontos de equilíbrio, metas de resultados, fluxo de caixa;

Análise de forças e fraquezas, oportunidades e ameaças para elaboração de planos de ações consistentes;

CONTROLAR

Contas a pagar e a receber, almoxarifado estoques mínimos e máximos e ponto de reposição, lotes de compra, FIFO ou PEPS; Projetos de ações de melhoria constante com definição de tarefas, responsável, data, custo, etc;

Controle de limpeza de todas as áreas, com indicadores de tarefas, responsável e frequência;

Esses são pontos chaves para a formação de uma mentalidade empresarial.

Um grande abraço e até a próxima!

Ms. Jurandy Gama Filho

Professor da UFMG

Mentor para desenvolvimento e treinamento empresarial

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.