Atitude & Saúde

O coronavírus financeiro

  • por em 27 de março de 2020

Fonte: Pixabay

Estamos passando por um processo sem precedentes no nosso país e consequentemente teremos que entrar em estado de alerta constante.

Se a sua empresa cometia e comete esses erros, com certeza irá encontrar uma grande dificuldade para definir estratégias e tentar minimizar os impactos que estão sendo gerados com toda essa pandemia.

Confira:

NOVE ERROS CRUCIAIS DO SETOR FINANCEIRO

  1. Misturar as finanças pessoais e da empresa
  2. Não elaborar um planejamento financeiro
  3. Não se planejar para os impostos fixos
  4. Não conhecer os custos e os resultados reais
  5. Não ter um fluxo de caixa projetado
  6. Não ter um software ou um mentor financeiro para auxiliá-lo
  7. Não ter e nem acompanhar os indicadores de desempenho
  8. Não controlar o estoque e as movimentações de entrada e saída
  9. Não redefinir a estratégia mensalmente

Claro que a sua competência profissional específica é a parte mais importante do seu negócio, porém o pulmão da empresa está no setor financeiro.

Competência é a capacidade de organizar conhecimentos, habilidades, atitudes e paixão por uma determinada profissão ou função.

Muitos de você já ouviram falar das 10.000 horas necessárias para se ter um expert em determinado ramo de negócio, aproximadamente 5 anos.

A competência plena passa por 4 estágios durante a maturação de um empresário:

  1. INCOMPETÊNCIA INCONSCIENTE

É o período que ainda não temos conhecimento dos conteúdos específicos dentro da atividade proposta. Ainda não possuímos habilidades inerentes aos processos práticos vividos no dia a dia de trabalho e nossas atitudes são impetuosas e muitas vezes desconectadas da realidade de todo o processo que envolve o meu ramo de negócios;

Constantemente somos surpreendidos por empresas, profissionais, produtos e serviços que nem tínhamos ouvido falar, ficamos com expressões de pouco entendimento do que realmente está acontecendo e muitas vezes estamos dentro do barco.

  • INCOMPETÊNCIA CONSCIENTE

Nesse novo período vamos tomando consciência dos principais conteúdos para melhoria do conhecimento inerente a própria competência, sejam por meios teóricos ou por espelhamento em alguém que se tornou referência dentro do mercado ou está no nosso meio. Já descobrimos as principais habilidades necessárias para um excelente desempenho e iniciamos uma adequação das nossas atitudes a fim de alcançar os objetivos traçados.

  • COMPETÊNCIA CONSCIENTE

Período de consolidação de todos os processos para melhoria plena da competência, baseada em conhecimentos sólidos e específicos, teóricos e práticos e métodos e processos inerentes a área de atuação.

Aplicação e utilização de habilidades bem focadas ao desenvolvimento pleno do negócio.

Atitudes que vão constantemente de encontro ao sucesso e alcance dos resultados propostos, com metas atingíveis e estimulantes.

Nessa fase a intensidade e frequência da dedicação ao trabalho é plena e as vezes até excessiva, porém de grande ganho pessoal e muitas vezes financeiro.

  • COMPETÊNCIA INCONSCIENTE

Período de muita preocupação para todos que já se consolidaram no mercado e pertencem a uma seleta classe de profissionais em determinado nicho de negócio.

Essa fase gera excesso de confiança e muitas vezes atinge níveis de arrogância ilimitado.

Precisamos estar em constante estado de alerta, participando de grupos, feiras, seminários etc.

Nesse momento necessitamos de indicadores constantes de controle de resultados em todos os níveis da competência, são muitos os que não monitoram esses indicadores e se tornam obsoletos pela arrogância e ilusão de que já não tem nada para conquistar;

Caros amigos, como podemos observar, a vida profissional principalmente de empresário e empreendedores é uma constante busca de excelência.

Um grande abraço a todos;

Jurandy Gama Filho

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários