Atitude & Saúde

A importância de uma alimentação adequada e atividade física regular

Crédito: Pixabay

Já parou para pensar e entender que nosso corpo é igual uma máquina e precisa de cuidado e manutenção?

Quando não cuidamos, em algum momento é esperado que os defeitos comecem a surgir. Muitas pessoas só passam a tomar atitudes para cuidar melhor da saúde quando os defeitos aparecem, quando o indicado é atuar de forma preventiva.

Dados levantados pelo Ministério da Saúde mostram que mais da metade da população brasileira tem excesso de peso, adotando uma alimentação inadequada e um estilo de vida sedentário.

As justificativas dadas são a falta de tempo, maior praticidade em consumir produtos industrializados, não gostar de praticar atividade física, entre outras.

É preciso a conscientização de que uma alimentação adequada e atividade física regular refletem em uma boa qualidade de vida, trazendo excelentes benefícios para a saúde física e mental.

Quando nos exercitamos regularmente ocorre a liberação de duas substâncias importantes no nosso organismo: DOPAMINA e SEROTONINA, substâncias que trabalham em conjunto auxiliando nosso organismo a gerar sensação de bem estar, prazer e humor, combatendo a ansiedade e depressão.

Sabemos que não podemos evitar o envelhecimento, mas podemos escolher a qualidade de vida que teremos. Precisamos ser conscientes e nos cuidar! Mude seus hábitos!

Guilherme da Mata – Educador Físico e Personal Training

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.