Atitude & Saúde

Menopausa e o ciclo hormonal feminino

Iniciando uma série para tratarmos da menopausa, conheça as fases do ciclo hormonal feminino.

Crédito: Pixabay

A vida da mulher pode ser definida em cinco fases de acordo com os hormônios produzidos pelos ovários.

Infância

Do nascimento até lá pelos 8 anos de vida temos a infância, quando a produção dos hormônios sexuais pelos ovários é muito pequena.

Puberdade

É caracterizada pelo início da produção, nos ovários, dos hormônios sexuais, os quais irão transformar aquela menina numa mulher madura e capaz de ter filhos. Quando este processo de transformação estiver concluído ela terá a primeira menstruação de sua vida, chamada de menarca.

Anos reprodutivos

Depois da puberdade temos a terceira fase ou anos reprodutivos quando a mulher produz, nos ovários, hormônios sexuais que promoverão a fertilidade e a capacidade de engravidar e ter filhos.

Menopausa

Lá por volta dos quarenta anos, os ovários começam a produzir menos hormônios e mulher terá a sua última menstruação, que é a chamada menopausa. Esta deficiência de produzir seus hormônios continuará ainda por muitos anos sendo este período chamado de Climatério.

Senectude

Lá por volta da oitava década de vida os ovários produzem quantidades insuficientes dos hormônios sexuais caracterizando a velhice.

Assim, a Menarca é o nome dado a data da primeira menstruação e a Menopausa a data da última. Os anos vividos antes e depois da menopausa, caracterizados pela falência ovariana, constituem o Climatério feminino.

No próximo artigo iremos abordar A história dos hormônios sexuais

Paulo Timóteo Fonseca – Médico

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.