Quem nunca se perguntou o motivo daquela avaliação, geralmente feita antes de uma consulta odontológica? E o porquê de responder a um questionário informando sobre a sua saúde? Perda de tempo?
Que nada, este relatório é chamado de anamnese e é de grande importância para o dentista e para o paciente. Com essas informações, o dentista conhece o histórico de saúde do paciente e planeja o tratamento odontológico, com as melhores condutas.
O profissional deve esclarecer, de maneira clara e objetiva, quais são os propósitos, riscos, custos e alternativas de tratamento possíveis em cada caso, considerando as condições clínicas de saúde bucal e também geral, bem como suas particularidades biológicas e comportamentais, que podem influenciar diretamente na perspectiva do planejamento de tratamento e de sua conclusão.
Por isso, o paciente deve fornecer os dados reais sobre sua saúde, como por exemplo se é portador de alguma doença, se fez uso de medicamento controlado, se tem ou teve alergia ou intolerância algum medicamento, se passou por procedimentos cirúrgicos e se há alguma alteração em exames de sangue ou complementares realizados recentemente.
Caso o paciente seja portador de alguma doença, é fundamental passar para o dentista o contato do médico responsável pelo tratamento. Essa atuação conjunta é fundamental para controle da saúde do paciente e êxito do tratamento.
Muitos pacientes não têm dado importância a este inquérito sobre sua saúde nas consultas odontológicas. Isso explica o aumento do número de casos relatando complicações e intercorrências em consultórios odontológicos.
Manter a integridade da saúde do paciente e sua qualidade de vida são imprescindíveis para a odontologia. Por isso, fornecer informações verdadeiras e completas são de extrema importância quando vamos a uma consulta.
Cristiano Trindade – Dentista
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.