Atitude & Saúde

Mantendo a rotina durante o trabalho em home office: Detalhes que fazem a diferença no seu planejamento

Crédito: Pixabay

Horário: estabeleça um horário para acordar (lembre-se de que você não perderá mais tempo com deslocamento até o trabalho, portanto, pode até dormir um pouquinho mais). Inicie e conclua suas atividades no horário da sua jornada habitual (mantenha a sua rotina). As normas para a jornada são as mesmas que do trabalho presencial. Caso seja necessário realizar um horário diferente, combine com seu gestor previamente.

Vestuário: mantenha a rotina de se vestir como se fosse sair para trabalhar. Além de ajudar você e demais moradores a compreenderem que aquele é seu horário de trabalho, evitará constrangimentos caso ocorra uma chamada por vídeo. Tome seu banho, vista uma roupa que você usaria para ir à rua, ou seja, nada de trabalhar de pijama, chinelo, descabelado.

Pausas: as pausas para as refeições, o café, para a água, para ir ao banheiro e alongar-se são necessárias. Mas defina tempo e cuide para não prolongar essas paradas distraindo-se com qualquer outra coisa. O ideal também é deixar sempre um copo de água ao lado do seu computador.

Uma grande dica: método “Pomodoro” (cronômetro de cozinha em forma de tomate). Marque um período de tempo para focar no trabalho, estabelecendo um período de descanso para a realização de demais atividades. Por exemplo, a cada 50 minutos de produção, tire 10 minutos para descanso.

O ambiente: quanto melhor for o ambiente, melhor será sua jornada de trabalho. Então, separe um espaço da casa em que você fique confortável. No entanto, evite locais muito confortáveis como cama ou sofá, pois há maior propensão para nos sentirmos sonolentos ou com preguiça. Locais com muito ruído também são contraindicados.

É imprescindível que o ambiente de trabalho tenha boa iluminação, ventilação e conforto. Avise aos seus familiares que você está em casa, mas está trabalhando e precisa da colaboração de todos.

Organização: antes de iniciar sua jornada, veja se tem tudo que precisa. Limpe diariamente o seu local de trabalho e evite fazer refeições no mesmo ambiente. Deixe nesse local tudo o que você vai precisar: computador, mesa e cadeira adequadas (ergonomia), caneta, papel, impressora, etc… Se for possível, escolha um lugar que possa ficar montado durante esses dias. Assim, não terá que ficar escolhendo, montando e desmontando diariamente. Quando terminar a sua jornada, dê uma geral e deixe tudo pronto para o próximo dia.

Planeje: Comece a semana definindo com seus pares ou seu gestor as prioridades e as entregas que precisam ser realizadas nesse período. Combine quais ficarão sob a sua condução e planeje como estarão distribuídas durante a semana. Faça a sua gestão do tempo.

Execute: Revise diariamente a lista de tarefas do dia e resolva-as. Mantenha seu gestor e seus colegas informados sobre as entregas e eventuais dificuldades enfrentadas. Equipes que adotam metodologias ágeis realizam reuniões diárias, de 15 minutos. É uma prática recomendável para ajudar na integração e manter o ritmo das entregas. Antes de registrar a saída ou encerrar a jornada, atualize a ferramenta de planejamento com as atividades entregues e desligue o equipamento como se estivesse saindo do escritório.

Conecte-se: Durante a sua jornada de trabalho, permaneça com as ferramentas de comunicação conectadas, como o Whatsapp e o Teams, por exemplo. Configure-as para receber notificações, se necessário.


Jornada de trabalho: Caso não tenha sido possível registrar a jornada, informe ao seu gestor, por e-mail, os horários de entrada e saída para registro no ponto eletrônico. Demais ajustes também deverão ser comunicados ao gestor.

Sensação de solidão: esteja sempre em contato com alguém, pois o distanciamento pode acarretar ansiedade e estresse. Comunique-se com seus colegas, gestor, familiares e demais conhecidos através dos diversos canais disponíveis: ligações, mensagens e chamadas de vídeo. Caso se sinta incomodado com essa situação, busque ajuda profissional. O mais importante é lembrar que estamos todos juntos nesse momento, e logo vamos conseguir passar por essa situação.

Caderno ou bloco de anotações: o que não é anotado não é lembrado! Essa é uma das regras da produtividade. O importante é registrar tudo que você identificar como útil ou interessante durante a sua jornada de trabalho, ou mesmo durante uma reunião (idéias, insights, etc).

Aproveite o resto do tempo para organizar suas gavetas, armários, o quarto, a casa toda. Jogue fora aquilo que não tem mais utilidade, e separe alguns itens para posterior doação para alguém necessitado.

Maria Luiza Albuquerque Corrêa – Psicóloga, Mestre em Educação

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

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